Heeey! Tudo bem?
Sexta-feira, como falei no último post, foi dia do lançamento do livro ‘A moda imita a vida‘, de André Carvalhal, acompanhado de um papo super descontraído e recheado de conteúdo sobre criação de uma marca de moda (que eu vou contar tudinho aqui para vocês!).
O evento ocorreu no Studio Q, em Porto Alegre, às 19h30, com bate-papo mediado pela Gauche e, claro, por tod@s que estavam presentes e que tinham alguma dúvida sobre o livro e todo o universo do branding e marketing de moda. A conversa foi super dinâmica! O André, além de todo o posicionamento e conceitos que ele tem sobre o assunto, ele é super disposto para responder as nossas dúvidas e aberto para receber nossos feedbacks sobre o seu primeiro livro (que já teve a sua primeira edição esgotada!).
‘A moda imita a vida‘ é uma análise baseada em dúvidas de alun@s e, até mesmo, profissionais da área sobre como criar e manter uma marca de moda.
Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Esses são alguns dos questionamentos que o livro se fundamenta, ao longo das 346 páginas (gostosas de ler).
“Não existe existência sem questionamento” André Carvalhal
Assim como nós, a marca também tem um DNA que precisa ser descoberto e transmitido (nesse caso, através dos produtos). Porém, ao longo dos fatos ocorrentes, diversas mudanças podem acontecer, o que, muitas vezes, está relacionado com o posicionamento e reposicionamento da marca de moda (assunto do post: About Moda Insights).
Mas o que difere as marcas de sucesso das outras marcas? Elas souberam fazer as perguntas corretas e encontrar as respostas corretas! Para o André, essas marcas possuem autoconhecimento, maturidade e coragem de levar adiante o que realmente acreditam. Além disso, algo que é muito importante pensar é a história (verdadeira) que a marca possui. Atualmente, @s clientes estão cada vez mais rigoros@s com os produtos (qualidade, forma de fabricação) e se apegam muito ao significado real das marcas.
A este processo de autoconhecimento (nosso e das marcas), o André relaciona a capa da revista I-D, que sempre traz imagens de pessoas com um olho aberto (olhando para fora, para o que está acontecendo no mundo) e um fechado (olhando para dentro, para o nosso próprio interior).
Até então, não existia nenhum livro brasileiro sobre criação de uma marca, e o André conseguiu desenvolver (durante 4 anos) um livro com informação e conteúdo, fácil de ler e que reúne diversas histórias de estilistas, marcas e departamentos de moda do Brasil.
André Carvalhal também falou sobre a FARM (marca em que atua como gestor de marketing), sobre a moda nacional, marca business, e também sobre o comercial x conceitual. Sobre esse último assunto, ele comentou que o produto não é a coisa mais importante , pois sempre vai ter alguém ou outra marca fazendo igual ou mais legal e mais barato (isso no caso do comercial), por isso que, o que a marca é na essência é fundamental, pois isso não pode ser copiado. E um dos desafios é conseguir encontrar o DNA da marca, unir o comercial ao conceitual (essência) e ainda vender a história para o público = marcas de sucesso!
Nós nunca vamos ter certeza do que vai acontecer, se vai dar certo ou não, mas o mais importante é ter coragem e investir, pois é só assim que a gente vai encontrar as respostas (que muitas vezes já estão por aí, prontas para serem descobertas).
Beijos, e uma semana maravilhosa e ensolarada como o autógrafo que recebi do André (muito amor <3).