Hey, amores! Tudo bem?
Quem me acompanha nas outras redes sociais viu que semana passada eu participei da Oficina Cápsula da Criatividade com a Setti Criadores, durante o primeiro dia da Maratona Mude, que ocorreu pela segunda vez, no Barra Shopping Sul. Quem ministrou esse workshop foi o Sérgio, sócio-diretor da Setti. Lá ele contou um pouco sobre esse Bureau de criação de imagens de moda, que fica localizado na cidade de Novo Hamburgo/RS e nos deu várias dicas e passo-a-passo para criar com criatividade.
“A SETTIcriadores é uma forma de ver o mundo, acreditar que nele tudo ainda pode ser feito, que conceituar pode limitar o ver, mas podemos criar a paixão sobre as marcas utilizando da arte, moda e fotografia com uma visão publicitária.” Setti por Setti
Mas o que é criar?
Vivemos em mundo conturbado e consumista, mas estamos nos encaminhando, aos poucos, para um cenário de pós-consumismo, onde a criatividade é reinventar. Um exemplo é a moda e consumo consciente, que pode ser feita através de patchwork e customização ou que pode ser realizada por troca ou doação para que outras pessoas possam continuar usando.
Criar é um pouco de tudo e está relacionado com muitas coisas. Ler, ouvir, ver sentir e vivenciar auxiliam no processo de criação. Ou seja, se consumirmos coisas boas, faremos coisas boas, porque as nossas criações estão diretamente relacionadas com as nossas experiências vivenciadas.
Um grande exemplo de criador da moda brasileira que consegue fazer isso com grandeza é o Ronaldo Fraga. Ele consegue transpassar os seus sentimentos e vivências para as suas criações.
MODA . ARTE . PUBLICIDADE
“A fotografia de moda pode ser vista como uma arte ou como publicidade. A arte pode ser vista como moda ou como publicidade. Mas a publicidade nem sempre pode ser vista como moda, ou muito menos como arte.” Sérgio
Criação = solução de problemas, que pode ser aplicada em diversas áreas do saber.
Mas como se dá o processo criativo da criação?
Para o Sérgio esse processo se dá como pílulas, as chamadas Cápsulas da Criatividade, que deu origem ao nome da oficina. É como se tomássemos uma cápsula durante cada dia da semana (de segunda à sexta), em que cada dia tem uma passo diferente.
1º A segunda é a preparação, onde está inserido o Briefing, o estudo da marca, o público-alvo e objetivo.
2º A terça é a incubação, onde ocorre o processo de pesquisa sobre o problema.
3º A quarta é a inspiração, que pode vir da arte, das revistas, do pinterest, instagram, cinema, teatro, livros, sites de tendências ou, como a inspiração de João Pimenta ou Ronaldo Fraga, que vem daquilo que está bem próximo, a família, a cidade em que nasceu, a carta da vó. Enfim, a inspiração não tem limites e pode vir de qualquer lugar, basta estar aberto para recebê-lá.
4º A quinta é a iluminação, que é o estalo, a luz e o fechamento. É quando temos a certeza da ideia. E essa vem do nada e quando menos esperamos, principalmente antes de dormir, quando ta tudo escuro e não tem papel nem caneta para anotar hahaha
5º A sexta é a verificação, que é a hora de rever tudo, imaginar o processo e a imagem, para finalmente criar.
E depois disso? Vem a repetição! É só quando fazemos e refazemos esse passo-a-passo que obtemos a qualidade e praticidade na criação.
Durante a tarde maravilhosa da oficina ocorreram dois principais momentos em que nós, “oficineir@s” colocamos a mão na massa e quebramos a cabeça para usar a nossa criatividade mais íntima.
Primeiro recebemos uma folha com o desenho de um passarinho de origami, em que tínhamos que dar continuidade à ele. Eu desenhei a Valente Liberdade (nome que dei à minha criação). E depois recebemos uma caixa com um periquito de origami, lindo, que tínhamos que encontrar um ou mais cenários para ele e tirar fotos. Foram experiências muito boas e tem fotos para provar! hahah
Pelo meu olhar nas lentes da minha câmera…
Na Setti Criadores eles criam toda uma história para as fotos, a criação é extremamente criativa e apaixonante. Todos os mínimos detalhes são pensados e fazem com que as pessoas que leem, ouvem e veem as criações se encantem de verdade e se surpreendam.
Bom, chega de blá, blá, blá e vamos ver um pouco da criação da Setti Criadores?!
Razão 2012 – Endutex Brasil
(clique aqui para ver mais fotos)
Belle et sainte – Wolfstore
A fábrica – Wolfstore Inverno 2013
(clique aqui para ver mais fotos)
Transumantes – Wolfstore 2014
(clique aqui para ver mais fotos)
Mais alguns trabalhos da Setti:
Além de imagens de moda, o Bureau Setti também faz cobertura de eventos, como a Maratona Mude, desenvolve espaços temáticos para a Fimec e cria imagens para o Fórum de Inspirações. Tudo com muito amor e muita vontade de fazer e fazer diferente, como vocês puderam ver.
Amei fazer essa oficina! E quem gosta de imagem de moda deve pesquisar mais sobre a Setti Criadores, porque o que eles fazem é arte, é emocionante, é criativo e é tocante. Todo o processo de criação, o desenvolvimento e a realização, é tudo lindo e inspirador. Quem tiver a oportunidade, faz essa oficina ou faz algum outro curso com eles, porque é realmente muito bom.
Foi isso e valeu muito pena!
O post ficou um pouco extenso, mas cada parágrafo é cheio de conhecimento que eu aprendi lá e que quis repassar para vocês.
Espero que tenham gostado, porque eu amei! <3
Amei cada linha. Parabéns pela participação e pelo seu indiscutível talento.
Obrigada Taís! Fico feliz que tenha gostado! Beijos
[…] falei um pouquinho sobre o primeiro dia de Maratona MUDE e sobre a oficina Cápsula da Criatividade com a Setti Criadores. E hoje, vou mostrar o que aconteceu no segundo dia do […]
Arrasou no Post! Realmente é muita criatividade em ação! Lindo, uma arte, muito rico! Bj.