Bom dia, Pinks! Tudo bem?
A nutri voltou essa semana com a corda toda, e hoje a matéria do “Dicas da Nutri” é sobre Índice Glicêmico (IG) dos Alimentos, quer saber mais sobre este assunto? Então não deixe de continuar lendo esta matéria 😉
O IG significa a velocidade em que os alimentos que contém carboidratos (que depois se transformam em açúcar) liberam glicose na nossa corrente sanguínea. Existem três tipos de IG nos alimentos: baixos, médios e altos. Os alimentos com alto e médio índice glicêmico são aqueles que são transformados mais rapidamente em açúcar na nossa corrente sanguínea e quando transformados são estocados em forma de gordura em nosso corpo. Já, os alimentos de baixo índice glicêmico liberam aos poucos o açúcar na corrente sanguínea, tem mais fibras, prolongam a saciedade e isso faz com que o nosso organismo tenha mais tempo para gastar a energia ingerida, diminuindo o risco de estocar gordura.
Abaixo segue exemplos de alimentos e seus respectivos IG:
- Alimentos de Baixo IG até 55
- Alface (20)
- Amendoim (21)
- Aveia (55)
- Batata doce cozida (44)
- Berinjela (20)
- Brócolis (20)
- Cenoura crua (16)
- Espinafre tomate e repolho (20)
- Iogurte (48)
- Leite Integral (39)
- Lentilhas (38)
- Maçã (52)
- Pão Integral (48)
- Alimentos com IG Médio de 56 e 69
- Arroz parboilizado (68)
- Biscoito de água (69)
- Espaguete (59)
- Feijão cozido (69)
- Laranja (62)
- Alimentos com alto IG acima de 70
- Batata inglesa cozida (121)
- Batata doce assada (96)
- Bolos (87)
- Mel (104)
- Pão branco (100)
- Tapioca (115)
- Trigo cozido (105)
Por isso a dica da nutri hoje é, dê preferência para carboidratos de baixo índice glicêmico, pois além de darem energia eles são ricos em fibras o que auxilia na digestão. E lembre-se “preferir” não quer dizer que você nunca poderá comer outro tipo de carboidrato, é apenas uma questão de escolha para levar uma vida muito mais saudável.
Espero que tenham gostado da matéria, uma boa semana.
Adorei a dica de hoje. Com certeza vou seguir.
Que bom que gostou, Marlene!
Beijos