A capital gaúcha está fazendo bonito no cenário da moda sustentável. Além das dezenas de marcas que seguem esse propósito na cidade e no Estado, Porto Alegre se destacou como uma das cidades brasileiras com maior mobilização para o Fashion Revolution no ano passado, com 40% das citações com a #FashRevPOA nas redes sociais do País. O movimento por uma moda mais consciente, que respeita o meio ambiente e as pessoas movimenta mais de 90 nações e 15 cidades no Brasil. Este ano, a ideia é fazer a mensagem ecoar com mais força e abranger novos públicos. A largada será em um encontro aberto e gratuito no próximo sábado, 3 de março, às 18h, com o Esquenta Fashion Revolution, durante o MODAUT.
O evento será realizado na Área 51 (Av. Coronel Lucas de Oliveira, 894), em Porto Alegre. Entre os expositores da feira que reúne representantes da moda autoral gaúcha, haverá também a arara #FashRevPOA, com ativistas do movimento e peças de brechó à venda para angariar fundos para a causa e para a programação do Fashion Revolution Week. Para mais informações e inscrições para o evento Fashion Revolution é só clicar aqui!
Estudantes, professores e pesquisadores também terão a oportunidade de se engajar no movimento localmente e nacionalmente, com o Fashion Revolution Fórum, primeiro evento que tem como intuito fomentar as pesquisas acadêmicas na área. O encontro será realizado durante a semana do Fashion Revolution, no dia 28 de abril, na Unibes Cultural, em São Paulo. As inscrições vão até o dia 5 de março. Confira o edital clicando aqui e garanta sua vaga aqui.
O Fashion Revolution é uma mobilização mundial que nasceu em Londres, após uma tragédia ocorrida em 24 de abril de 2013, quando 1.134 pessoas morreram e mais de 2.500 ficaram feridas, em Dhaka, Bangladesh. No local, trabalhadores, a maioria mulheres, preparavam roupas para grifes, muitas delas famosas, em condições subumanas. Do desastre veio a conscientização e o ideal de uma moda mais justa e sustentável começou a se disseminar com o nascimento do Fashion Revolution e o questionamento: “Quem fez minhas roupas?”. No Brasil, infelizmente, também existem casos de trabalho análogo à escravidão, fato que acompanha a indústria da moda.
Neste ano, o tema é “Fashion Revolution 2018: 5 anos após o Rana Plaza”.
A ideia é estimular a transparência, a unidade e a inclusão na moda. Queremos ‘dar cara aos produtores’. Conscientizar, informar e sensibilizar o público”, resume Livia Duda, atual coordenadora local do Fashion Revolution.
Para isso, estão sendo preparadas diversas atividades gratuitas em vários pontos de Porto Alegre (e no mundo) para o Fashion Revolution Week, que será realizado localmente entre os dias 24 e 27 de abril.
Começando as preparações, tem Esquenta Fashion Revolution nesse sábado (3 de março)! Confira abaixo as informações e não perde!
O que? MODAUT
Quando? Sábado, 3 de março
Que horas? 18h – 19h
Onde? : Área 51 (Av. Coronel Lucas de Oliveira, 894 – Porto Alegre)
Participantes? Cacá Camargo, Camilla Matos, Isa Bergoli e outros ativistas do movimento.
via Tatiana Csordas