Lembrado e simbolizado no mundo inteiro, esse mês marca a conscientização e prevenção do combate ao câncer de mama, movimento popular conhecido como “Outubro Rosa“, em que diversas ONG’s e empresas se unem à sociedade para promover ações que estimulem as mulheres à se cuidarem mais e prestarem mais atenção no próprio corpo, prevenindo essa doença que afeta milhares de mulheres no mundo todo.
“O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).” trecho do site Outubro Rosa.
O diagnóstico precoce do câncer de mama faz com que as mulheres tenham 90% de chances de obterem a cura, por isso é extremamente necessário nos cuidarmos sempre!
Várias marcas apoiam essa causa e hoje resolvi mostrar como vocês também podem se engajar na luta contra o câncer.
A Tok junto com a Petit Jolie criou uma bag charm com o objetivo de “auxiliar na prevenção e conscientização do câncer de mama revertendo parte dos lucros da bag charm para o Projeto Camaleão.“. Esse projeto é uma parceria com o blog Além do cabelo, que tem como slogan “Câncer não é escolha. Bom humor é.”, que tem como intuito falar com leveza e diversão sobre assuntos gerais sobre o dia-a-dia, tendo como público-alvo pessoas com câncer.
A bag charm pode ser adquiri em qualquer loja Tok, custando R$33,00 ou, nas compras acima de R$500,00, você ganha uma.
Outra marca que está apoiando essa luta é a Daiane Store. A ação Outubro solidário visa a venda de regatinhas pink, em que parte do lucro será revertido para Instituições de Combate ao Câncer. Elas podem ser encontradas em qualquer filial da Daiane por apenas R$25,90.
A Twin-Set também está engajada! Em parceria com o IMAMA, a loja está vendendo sombrinhas rosas, pingentes e bonequinhas de pano, em que todo o valor da venda desses produtos será revertido para a ONG.
Vocês podem ajudar adquirindo a sombrinha (por R$60,00), o pingente (por R$35,00) e/ou Bonequinha de pano (por R$25,00).
Stella MCartney, Dudalina, Clinique, Cacau Show, Lança Perfume e Vivara em parceria com a Coach também são algumas das empresas apoiadoras. Além disso, uma das engajadoras mais ativas do mundo é a Avon, auxiliando em ações de conscientização da importância do autoexame e realização gratuita de mamografia para mulheres acima de 40 anos.
Para quem não sabe como fazer o autoexame, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer ensina passo-a-passo no site. Clique aqui para ver.
Vamos apoiar essa causa?!
Bom finde amores!
Assunto de extrema importância, câncer de mama, perdi uma tia hoje, porque ela ficou 4 anos, sem fazer exames, portanto, não podemos deixar de levar o OUTUBRO ROSA avante. Bjssss.