Você costuma se perguntar: quem fez minhas roupas? De onde elas vieram? Do que elas são feitas? O Fashion Revolution nos faz refletir sobre isso e nessa edição, a semana será totalmente online, abordando os seguintes temas: consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas.
O Fashion Revolution é um movimento que foi criado para conscientizar sobre os impactos que a moda causa no mundo. Ele teve início após o desabamento do prédio Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013.
Nesse prédio existiam fábricas de confecções, que submetiam seus trabalhadores a condições análogas à escravidão. Essa tragédia deixou 1.134 mortos e mais de 2.500 feridos.
E o Fashion Revolution atua realizando ações para promover mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda, em busca de conscientização, transparência e condições dignas de trabalho.
Desde 2013, esse movimento mobiliza diversos países, principalmente na semana do dia 24 de abril. Nesse período é organizando palestras, debates, workshops e muito mais. Porém, esse ano em função do coronavírus, as ações tiveram que ser canceladas, mas o evento está acontecendo online.
Abaixo segue a programação para quem tiver interesse em participar:
Além da programação oficial, no instagram do Fashion Revolution Brasil, também estão acontecendo ações online paralelas, principalmente organizadas pelas as Universidades. A Feevale e a Unisinos são algumas instituições que estão se mobilizando.
Participe desse movimento questionando e usando as hashtags #quemfezminhasroupas e #doquesaofeitasminhasroupas. E engajem também nas ações online!
Um beijo,