Entre 22 à 27 de abril, a moda sustentável inspira diversas atividades gratuitas de universidades, marcas e comunidade em vários pontos da capital gaúcha, além de outras cidades na região metropolitana e interior.
Porto Alegre já virou referência de sustentabilidade na moda! Durante a Semana Fashion Revolution acontece uma grande mobilização entre marcas, estudantes, trabalhadores e consumidores. A programação está inserida em um cenário mundial de atividades que une mais de 100 países e 50 cidades em todo Brasil.
Você já parou para pensar em como e por quem as suas roupas, acessórios, bolsas e entre outros produtos que você usa são produzidos? Esse é um dos questionamentos que o movimento Fashion Revolution propõe.
Para quem não sabe, esse movimento teve início após a tragédia causada pelo desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções. Mais de mil trabalhadores morreram e mais de 2500 ficaram gravemente feridos. O desastre fez com que a população mundial olhasse com mais atenção a cadeia de produção da moda e as pessoas por trás das roupas que vestimos. Então, foi nesse contexto que o Fashion Revolution nasceu, questionando e discutindo os impactos da indústria na vida das pessoas e lutando por uma transformação no mercado da moda.
O dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day e a celebração se estende durante a Semana Fashion Revolution.
“Por aqui, a ideia é reunir pessoas para debater sobre temas relacionados à moda e à sustentabilidade, incentivar a transparência na cadeia produtiva da moda e a conscientização sobre o consumo”, detalha Lívia Duda, coordenadora local do Fashion Revolution em Porto Alegre. “Queremos estimular as pessoas a perguntar #quemfezminhasroupas e a valorizar os trabalhadores que estão por trás de cada peça que vestimos”, enfatiza.
Neste ano, o Fashion Revolution está focado em três eixos: mudança cultural, industrial e política. O evento principal em Porto Alegre será no dia 24 de abril, a partir das 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).
O painel “Fash Rev Day: Olhares para uma Revolução na Moda” terá mediação de Karine Freire, coordenadora da pós-graduação em moda da Unisinos. Nelsa Nespolo, diretora-presidente da Justa Trama, vai falar sobre a cooperativa que abrange toda a cadeia produtiva da moda, desde o plantio do algodão orgânico até a confecção e a comercialização das peças. A jornalista Silvia Marcuzzo vai falar sobre mobilização pela sustentabilidade e sobre o POA Inquieta, movimento coletivo para transformar a cidade de Porto Alegre. A historiadora e estilista Claudia Campos vai abordar a valorização da cultura afro-brasileira a partir da moda e falar sobre o Fashion Black, evento que já teve duas edições na capital gaúcha e reuniu representantes da moda afro de todo País. O bate-papo terá ainda a participação da consultora ambiental Fabíola Pecce, fundadora da Pasárgada – Oficina de Sustentabilidade, que promove a cultura do lixo zero.
Confira também o Circuito Fashion Revolution, com a programação completa da semana em Porto Alegre na página do Fashion Revolution Brasil ou pelo evento no Facebook , clicando aqui.
informações : assessoria de imprensa Tatiana Csordas
Além de Porto Alegre, outras cidades também estão organizando atividades especiais para a Semana Fashion Revolution. Entre elas, Novo Hamburgo, na Universidade Feevale (clique aqui para conferir), Pelotas, Farroupilha e Caxias do Sul.
Programe-se e participe das atividades da Semana Fashion Revolution. Unindo nossos conhecimentos por um mundo mais sustentável e equilibrado.