#TRIP: aonde ir em Bento Gonçalves?

Localizado na serra gaúcha, Bento Gonçalves é um município reconhecido, principalmente, pelo vale dos vinhedos. Um lugar encantador, com muitos parreirais, vinícolas e muitas delícias gastronômicas!

Quase todos os anos eu vou para Bento, porém, para passar o dia e desfrutar do turismo da região. Por isso, já conheço grande parte das vinícolas mais conhecidas, já andei de Maria Fumaça, fui na Epopéia Italiana, Casa da Ovelha, entre outros passeios tradicionais de lá. Mas, o que fazer além disso? É isso que eu vim contar para vocês!

Pela primeira vez me hospedei em Bento Gonçalves e passei alguns dias por lá, no centro da cidade. Conheci um pouco mais da vida de quem mora lá, visitei espaços culturais, comerciais e gastronômicos não tão turísticos e, agora, mostro nesse post para vocês. Confira abaixo:

:: Museu do Imigrante

O espaço conta, através de exposições, um pouco sobre a colonização Italiana na região do Vale dos Vinhedos, por isso, conta com vários artigos de época.

:: Via Del Vino

Localizada no centro da cidade, é uma praça onde está localizada a Prefeitura, que possui um arquitetura neoclássica de 1902, e a “La Fontana”, o famoso chafariz que jorra água em cor de vinho. Além disso, a calçada é caracterizada com desenhos de uva.

:: Estação Ferroviária

Inaugurada em 1919, é um dos lugares mais visitados de Bento Gonçalves. Quem passear de Maria Fumaça, passará pela estação, mas se você quiser só visitar e esperar a chegada do trem, também pode.

:: Igrejas

Bento Gonçalves tem igrejas com arquiteturas e decorações lindas! Portanto, vale a pena conhecer a Igreja e Santuário de Santo Antônio, construída em 1890, com estilo romano; a Igreja São Bento, que possui a forma de uma pipa, inaugurada em 1984, em homenagem a região; e a Igreja Matriz Cristo Rei, com estilo arquitetônico gótico moderno, com construção de 1948.

:: Hotel Mont Blanc

Nessa viagem, fiquei no próprio município de Bento Gonçalves, e me hospedei no Hotel Mont Blanc. Super recomendo! Os quartos são espaçosos, com sacada, o café da manhã é uma delícia e a localização é perfeita para ir à qualquer lugar da região. Para terem uma ideia, fica apenas duas quadras da principal rua gastronômica de Bento, a Henry Hugo Dreher, onde também fica localizado o Museu do Imigrante e a Igreja São Bento.

:: Gastronomia

A serra gaúcha é muito conhecida pela culinária. Aonde fui e o que eu indico? Na rua Henry Hugo Dreher estão localizados a maioria dos restaurantes e bares! Abaixo tem alguns dos lugares que fui e indico para vocês:

Além disso, para quem ficar mais tempo por lá, indico adquirir o Prime Gourmet! Para quem não conhece, é um guia de descontos, sendo a maioria compre um e ganhe outro de igual ou menor valor. Eu e o meu namorado usamos na Sapore Di Fiorenza, Canta Maria e Cosí Gelato.

:: Monumento aos imigrantes

Construído em homenagem à colonização italiana, essa obra mostra o esforço e dedicação do povo que chegou às terras sem nada e construiu uma história e cultura, levando o local ao desenvolvimento social.

:: Casa na árvore

Nos Caminhos de Pedra, ao lado do restaurante Nona Ludia, encontram-se uma árvore do tipo Maria Mole (Umbu). Na parte de baixo da raiz é possível ver um enorme buraco, que serviu de abrigo, durante dois anos, para uma família de imigrantes italianos, enquanto a casa de pedra era construída.

Então, espero que tenham gostado e que aproveitem as dicas que deixei aqui.

Um beijo,

Escreve aqui!