Hey, pinks! Tudo bem?
O verão 2015 está recheado de tendências. Além dos tops e biquínis de crochê, os turbantes estão fazendo a cabeça de muitas mulheres!
O acessório é cheio de estilo! Ele pode ser usado em diferentes cores e maneiras: com estampa, liso, colorido, black or white, com nó, dobrado, amarrado… tem para todos os gostos! Além disso, o turbante carrega consigo um contexto além da moda, que engloba arte, costumes e religião, fazendo parte de diferentes culturas.
Pesquisando sobre a história desse acessório, descobri que existem vestígios dele desde antes de 570 d.c., no Oriente, e é um grande símbolo religioso e espiritual. Em um site sobre a cultura afrodescendente, Soul Negra, fizeram uma pesquisa super interessante sobre a história do turbante (clique aqui para ler a matéria completa), em que diz:
“É um símbolo material que reforça a consciência espiritual, um fronteira entre a fé e a descrença. Uma vez que é na cabeça que as decisões entre bem e mal, certo e errado, verdadeiro e o falso ocorrem é ela que sustenta a opção da fé.”
Além da religião, ele pode simbolizar a classe social, conforme o tipo de tecido e amarração, e serve também para proteção contra o clima severo. Nos anos 60 o turbante se popularizou e entrou literalmente na moda, masculina e feminina. E hoje, o queridinho retorna, dando um up no visual e ajudando nos bad hair days. Claro que os modelos mudaram e não são iguais aos que utilizam com um valor religoso. Os turbantes agora estão mais parecidos com faixas, porém, quase sempre por cima do cabelo (como os originais), e claro, vale inventar e usar a imaginação na hora de montar o look e compor com este acessório. Por isso, como 1+1 é 2, e pode ser ainda melhor, hoje eu trago para vocês uma ideia super bacana e artesanal, misturando 2 tendências em 1: Turbante de crochê!
Esses foram a minha vó (rapidinha no Crochê né Dona Cida hahah) que fez. Vocês podem apostar em várias cores, como as da foto, podem fazer em Marsala, que é cor do ano, o que acham? Enfim, o turbante é uma ótima opção de acessório (inverno e verão) e em crochê é uma boa sacada para unir essas duas tendências.
Vocês podem fazer, pedir para a vó de vocês fazerem ou podem comprar prontos (de tecidos) nas marcas Poperia (tenho alguns, são liiiindos) e Josephine Homemade Design.
Também fiz um painel no Pinterest com várias imagens de diferentes turbantes, quem quiser dar uma espiadinha é só clicar aqui.
Bom, por hoje é isso! Espero que tenham gostado, e se souberem de mais alguma marca que faça, comentem aqui! (e comentem o que quiserem, podem ficar à vontade hahah).
Beijos e um maravilhoso finde! <3
Lindos turbantes, minha lindaaa!
Tem a Balangandã de Farroupilha também! Além de turbantes também confeccionamos lindas coroas de flores e headbands. Tudo feito com muito amor! <3 ( https://www.facebook.com/balangandeando?fref=ts )
Verdade, Joice! Muito bem lembrado! Os turbantes da Balangandã são lindos, vi de pertinho! <3
Obrigada!!!
Beijos
Adorei seu site, muito lindo, Gabi.
E esse artigo, super interessante. Vc ficou linda com esses turbantes 🙂
ooi Ana! Muito obrigada flor! Fico feliz que tenha gostado 😀
Beijão :*